A arte de Empreender

Empreender é o ato de decidir fazer, de tentar, de realizar algo novo. Mais do que isso, é transformar ideias em realidade. Porém essa é uma habilidade que nem todo mundo tem. Isso envolve riscos, sair do comodismo, ter coragem para criar, inovar e enfrentar o novo e as consequências dele, pois nem sempre é garantido dar certo.

É possível empreender em todas as áreas? Sim, independe do serviço prestado, da formação escolar ou da verba existente para isso. Tem cases de sucesso de pessoas que começaram q empreender com R$ 100, ou somente com o próprio conhecimento, ou até mesmo pegaram um negócio falido e que deu certo e hoje estão à frente de grandes negócios. Como tem outras que investiram milhões e não conseguiram levar o negócio adiante. Empreender é muito mais do que investir capital.

Marcos Hashimoto diz que:

“empreender é ter autonomia para usar as melhores competências para criar algo diferente e com valor, com comprometimento, pela dedicação de tempo e esforço necessários, assumindo os riscos financeiros, físicos e sociais.”

Marcos Hashimoto

Dentro da psicologia, por exemplo, empreendedorismo era considerado uma palavra até absurda. Muitos profissionais da área se recusam a pensar em empreendedorismo até hoje. Algumas pessoas tem a visão distorcida que o profissional da área da saúde precisa se dedicar somente ao paciente, no atendimento em si, sendo que podemos ajudar muito mais pessoas se empreendermos. Quando transformamos conhecimento em cursos e compartilhamos com as pessoas, estamos empreendendo. Quando escrevemos um livro e publicamos, empreendemos. Quando criamos um material terapêutico para ser utilizado nas consultas como um recurso com os pacientes é empreender. Quando abrimos uma clínica e oferecemos serviços multidisciplinares para o tratamento dos pacientes estamos empreendendo. Em nenhum momento deixamos de atender nossos pacientes. Pelo contrário, empreender é buscar alternativas e soluções para atender com mais excelência o público que trabalhamos. É inovar, oferecer o que tem de melhor na atualidade, para que ambos, profissionais e pacientes, possam evoluir.

Empreender é não ter medo de errar e, se isso acontecer, é tentar de novo. É ter brilho nos olhos para conseguir colocar em prática aquilo que sonha e aceitar o desafio. Se você deseja inovar em sua carreira busque inspirações e confie em seu potencial. Dê crédito as suas ideias, mesmo que a princípio pareçam difíceis ou absurdas. Estude, reflita, planeje e pratique. Mirar alto não é pecado. Pelo contrário, é agregar valor as pessoas e à você mesmo. É servir de inspiração para as pessoas a sua volta. É uma forma de deixar seu legado no mundo.



Débora Bueno – CRP 112716 – é psicóloga com formação em Terapia Cognitiva Comportamental. Atua na área clínica com atendimento presencial e online (infantil e adulto).

@deborabuenopsicologia
(11) 94218-5503 (WhatsApp)

Deixe um comentário